quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Decálogo de Bertrand Russell

Hoje estava lendo sobre esse filósofo que pouco conhecia, e ao ler seu decálogo,Moisés que me perdoe, mas esses "10 mandamentos" de Russel, me tocaram profundamente que fez até com que eu começasse a imaginar que muita gente gasta dinheiro à procura de livros de auto ajuda sendo que as respostas estão a nossa frente, mas nunca queremos ver...percebi que muita coisa tem a ver com a vida que levamos, com a educação que queremos, enfim, conduta que temos ou gostaríamos de ter...gente, se você conseguir praticar ou sei lá, se encaixar em ao menos 1 desses preciosos conselhos (liberal, of course), sinta-se orgulhoso!
Vale a pena ler, e pra quem já o conhece,reler...

1. Não tenhas certeza absoluta de nada.
2. Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.
3. Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso.
4. Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
5. Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
6. Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te.
7. Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.
8. Encontres mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
9. Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares escondê-la.
10. Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.

Frase de impacto para hoje:

Existem dois modos de se propagar a luz: ser a vela, ou ser o espelho que a reflete.
(Edith Wharton)


Abraços afetuosos a todos que me visitam, elogiam, espiam, opinam, enfim...

11 comentários:

Alessandro disse...

Aprovado 100% !

D.N. Williams disse...

Fafá...

ótimo texto...
Onde você encontra essas pérolas...
Tudo de bom, se conseguíssemos seguir pelo menos 30% do que ele sugere... nossas vidas seriam no mínimo mais tranquilas

Marô disse...

Concordo plenamente com os números 1 e 10,o recheio me faz pensar...rs
Vc é o Dennis estão me fazendo sentir a mosca do cocô do cavalo do bandido!rs
Só escrevo caca e quando chego no templo dos inteligentes me sinto mal...rs
Vc tb tem uma espiã??Eu tenho e tô querendo chutar o pau da barraca da Feira do Largo da Ordem!kkkkkkkkkk
Bjooooos

Flávia disse...

Marô, vc que pensa que não escreve...o Dennis se apaixonou por seu blog!!
Não sei se tenho uma espiã tão poderosa assim...porém, vou observar mais de perto o caso!kkkkkkkk
beijomeliga

Marô disse...

Que horas vamos brincar com o blog do Dennis hj?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

D.N. Williams disse...

hahahahahahahahahahahahahahaha
Gostaram né de brincar com o meu blog...
peguei as duas falando de mim...
Marô, eu adoro seu blog, vc escreve muito bem... não se faça de rogada... kkkkkk
Nós três temos estilos diferentes de escrita, mas temos estilo... OS TRÊS... portanto continue escrevendo... já estou sentindo falta de suas postagens...

Flávia disse...

Olha a cara do Dennis na foto! Olha o ESTILO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Marô disse...

Olha o chat!!kkkkkkkkkk

Flávia disse...

oi, quer tc?kkkk

Marô disse...

mi zi fi,
Curitiba te segue tb!kkkkkkkk

Anônimo disse...

A frase 1 é a minha cara....rs
Seu blog tá divino.
Beijos, gerais e irrestritos.
Tia C