terça-feira, 15 de setembro de 2009

Only sisters....


É tão engraçado quando escuto a frase "criei todas do mesmo jeito", e de repente, olho ao meu redor e percebo que na verdade nos completamos justamente devido a esta diferença.
Às vezes me sinto um pouco culpada por não ter dado um irmão ou uma irmã ao meu filho, visto que provei a alegria de conviver anos e anos com minhas irmãs, e até hoje poder ainda compartilhar alegrias e tristezas. Mas o mundo, como dizia Renato Russo, anda "tão complicado", que dá vontade de sair correndo. Eu tento dizer a ele para sempre tratar um amigo como um irmão. E sabe que muitas vezes dá certo?

Muitos dizem que as amigas são as irmãs que pudemos escolher. E eu faço mais um comentário: ainda bem que apesar de não termos escolhidos nossas irmãs, tivemos sorte.

Não vou falar de mim.
Vou falar de minhas irmãs.


A primeira irmã, é aquela que todo filho temia ser...A primogênita, aquela que carregou toda a responsabilidade da segunda, terceira e quarta irmã, mesmo que ninguém a tivesse obrigado a fazer.
É a irmã que mais se preocupou com tudo, até com a temperatura, nos dias de dor de garganta. Ai, como ela sofria.
Chamávamos de "a medrosa" (sim, a chamávamos), e este "adjetivo maldoso" há pouco tempo nos calou, depois de uma forte e dolorosa perda que passou por sua vida. Lá pudemos constatar que o seu medo era somente zelo, pois tivemos a oportunidade de conhecer a heroína irmã que mostrou toda a sua força, tornando-se, talvez, a melhor de todas nós.

A segunda irmã, ah...é difícil e fácil de falar ao mesmo tempo.
Como adjetivo, diria complexa.
Talvez por ser a mais reservada, porém generosa.
Acho que o seu melhor adjetivo.
Vivo tentanto tirar algo lá de seu íntimo, mas é difícil, nem sempre tenho sucesso...
Na verdade, sempre quis ter muitas de suas qualidades. Uma delas a força de vontade para manter a forma e a casa brilhando.rsrs
Enfim, ninguém é perfeito, nem em uma família quase perfeita.
Ela na verdade seria a guerreira da família, que não se deixa abalar e defende sua prole com unhas e dentes. Vejo nela um modelo de mãe que queria ser. (gente, não sou invejosa, tá?)Aquela mãe zelosa, presente, atenta e cautelosa.

A terceira... sem comentários...pois sou eu.

A quarta..ah, essa veio de encomenda. Esta é fácil de falar. Adoro falar sobre ela. Esta é aberta, até demais, se tem problemas, quer que eu e o mundo inteiro a escute e resolva naquele minuto.
É a que mais deu e dá trabalho. Porém, tenho certeza que esta nasceu para trazer algum ensinamento, ou encantamento. Sei lá.
Sei que a cada dia ela tem uma história para contar. Às vezes até que boa, outras, engraçadas, outras trágicas e inacreditáveis.
As inacreditáveis são realmente inacreditáveis.
Com ela é assim.
Tudo que lhe acontece, é de uma profundidade exaustiva.
Pergunto-me até se quero realmente saber.
Porém, como todas as outras 2 irmãs, a generosidade é algo em comum entre elas, ou fora do comum.
E sabe de uma coisa? Descobri que através da dança, ela arrumou um meio de extravasar todas suas afliçõs e angústias do dia a dia, acredito que seja ela a que realmente encontrou uma forma de superar e lidar com suas dificuldades.

Percebo então que isso sim, foi resultado de uma criação interessante, passado pelos nossos pais, que incansavelmente repetem a frase acima citada: "criamos todas do mesmo jeito". Tenho certeza que são nestes ensinamentos que nos reconhecemos irmãs, através de nossos próprios defeitos, e nos tornamos,com o passar do tempo, reflexo de nossa própria existência.

Beijos fraternos

10 comentários:

D.N. Williams disse...

Nossa Fafá, que texto lindo, que homenagem às suas irmãs... Realmente vocês quatro são totalmente diferentes uma das outras e essa diferença é que faz com que cada uma tenha um (ou muitos) pontos interessantíssimos da personalidade...
Não conheço a Paula, mas adoro todas as três que conheço...
Arrancou uma lágrima...
Bjs

Unknown disse...

FRAVIAS SUAAAAAAAAAAA ÉRNIAAAAAA VC ME FEZZZZZZZZZZ CHORARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR...MANA VC É E SEMPRE SERA MINHA ETERNA IRMÃ,AMIGA,ANJA DA GUARDA AMO DEMAIS VC!
QUERIA ESVREVER IGUAL A VOCÊ....AHUAHUAHUAH MAS MEUUUUUU NAO CONSIGOOOOO....AHAHHHAHHA VC É FODA!VC ME FEZ CHORARRRRRRRRRR!TE AMO TE AMO TE AMO

Anônimo disse...

Bárbaro!...
Saudades gerais.
Tia C.

Anônimo disse...

P.S.: até a foto é bárbara!...

Flávia disse...

Obrigada a todos, Dennis, adoro o que vc escreve, vc sabe; Kel, sem comentários, tia Chris sempre me encorajando!!
beijos

Marô disse...

Meu!
Que lindo isso!!
Eu não me arrisco...rs
Falar de 5??Nem muerta!
Esses dias mesmo a Camila disse que a educação é a mesma,uns assimilam,outros não(caso dela...rs).
Na verdade os dedos de uma não nunca são iguais,né?
ARRASOU!

Marô disse...

*mão

marilumartens disse...

Texto lindo: sensivel, sem ser derramado...orgulho de ter sido sua profa. e de ser amiga sua e da dona Rachel.
Bjaoooooooo

Flávia disse...

Marilu, parte do que escrevo, devo a você!beijos

Regina Rodrigues Freitas disse...

Ai,ai...chorei!
Eu que conheço todas posso dizer que o texto é fiel.
Nossa,quanta sensibilidade Flavinha! bjussss